quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Como usar o Paragraph Styles no Indesign


Utilizar o Paragraph Styles no Indesign torna-se uma grande vantagem quando você tem que diagramar um projeto longo, e para não ficar usando o conta gotas a cada página que você trocar, essa ferramenta pode agilizar – e muito – seu rendimento na diagramação.
Confira abaixo como fazer!

1. Passo:
Abra um novo arquivo no Indesign. Se a janela do Paragraph Styles não estiver visível na sua área de trabalho, vá no menu superior Window> Styles> Paragraph Styles.


2. Passo:
Depois que a janela Paragraph Styles estiver aberta, selecione todos os tipos de fontes que você irá usar no seu trabalho/projeto, por exemplo: as fontes de títulos, subtítulos, do texto ou de algum box. Deixe-as na sua página em branco, para facilitar, já coloque tudo simulando uma página do seu trabalho.

3. Passo:
Vá em uma das caixas de texto, selecione o conteúdo e, em seguida, vá na janela de Paragraph Style. No canto superior direito, clique na pequena setinha, que abrirá vários comandos. Clique em New Paragraph Sytles...

4. Passo:
Logo após clicar nessa opção, abrirá outra janela com todas as especificações do New Paragraph Style. Nela você configura todos os padrões que você deseja para o seu texto, seja um título ou uma numeração de páginas.
A primeira opção de New Paragraph Style é o General. Em Style Name, você define o nome que terá seu corpo de texto, ou seja, se você selecionou o texto referente ao título do seu trabalho, em Style Name você pode colocar o nome "Título".
As outras opções são para outros tipos de edição, caso você não definiu ainda qual fonte de texto você quer para o titulo do seu trabalho, por exemplo, você pode alterar em Basic Character Formats.



5. Passo:
Depois que você definiu os padrões, clique em Ok.
Pode-se notar que na janelinha Paragraph Style aparecerá salvo o nome Título (ou o nome que você especificou em Style Name). Dessa maneira, qualquer texto que você selecionar e aplicar o Título, ele ficará no padrão Título. Se você fez um padrão para o texto corrido, é só criar um padrão para ele, que todo os textos que você aplicar no Paragraph Style, ficará igual.


Lembre-se:
- Antes de aplicar qualquer padrão do Paragraph Style que você tenha criado, você tem que selecionar o texto antes e depois aplicar.
- Para deletar um Paragraph Style é só arrastar para o baldinho de lixo que fica no canto direito da janela.
- Se por acaso, você fizer alguma alteração no texto em relação a configuração original que você aplicou do Paragraph Style, na janelinha Paragraph Style aparecerá um + depois do nome, para tirar ele, você pode: salvar as modificações em outro nome como padrão, ou forçar a aplicação do padrão clicando no nome e segurando a tecla Alt.

Qualquer dúvida é só perguntar :)
Até mais pessoal! :D

2 comentários:

  1. Bom dia.
    Muito bom seu blog. com dicas realmente úteis, como esta de Paragraph Styles no InDesign, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Paulo!
      Muito obrigada pelo carinho, fico muito feliz que o Blog esteja te ajudando :D
      Volte sempre!
      Att,
      Adriane Mascotti

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...